Boletim entremeios | Programação da semana


UTILIDADE PÚBLICA

  • Panorama do Cinema Alagoano
Acesse o blogue da ABDeC-AL e veja como foi a noite do cinema alagoano, uma homenagem a Elinaldo Barros e o lançamento da 2ª Edição de seu livro Panorama do Cinema Alagoano. Disponível no site da Edufal.
  • Tenda Cultural


Os nomes dos artistas e grupos ainda não foram divulgados, mas a data em que a tenda cultural vai começar a funcionar no campus da Universidade Federal de Alagoas já foi marcada: a programação cultural vai acontecer de 16 até o dia 31 de agosto. A produção promete levar para o espaço alternativo shows de bandas de rock, reggae, hip hop, chorinho, MPB e outros estilos e ritmos variados da música produzida em Alagoas. A programação vai ainda diversificar os espetáculos teatrais e de dança que subirão ao palco montado ao lado da Biblioteca Central, no Campus da Ufal, no Tabuleiro do Martins, em Maceió. Além disso, o local ainda vai abrigar oficinas culturais de dança, teatro, palestras e exibições de filmes.


Inscrições Abertas

  • Musicalização para jovens
Do dia 9 a 13 de agosto, estarão abertas as inscrições para o Curso de Musicalização para jovens, com 16 vagas disponíveis. Os alunos interessados em fazer parte do curso devem ter, no mínimo, 15 anos. A inscrição será realizada na Secretaria do Setor de Artes, no Espaço Cultural, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na sala 01. As inscrições serão feitas seguindo a ordem de chegada. O curso, que terá início em 17 de agosto e término em 30 de novembro, será realizado às terças-feiras, das 18h às 19h.

  • Seminário Múltiplos Olhares
O Seminário será realizado de 25 a 29 de agosto, “Múltiplos olhares sobre a Cultura Popular e Afro Alagoana: Gestão, políticas públicas e o fazer cultural em Alagoas”, objetiva capacitar, ampliar e solidificar uma rede de grupos com atuação sociocultural e artística em diversos bairros da periferia de Maceió através de reflexão e debate sobre gestão, políticas públicas e a atual produção artística e cultural. Bem como fomentar a cultura afro alagoana com vistas à transformação social e a valorização da diversidade étnico-cultural brasileira. Promover através da arte, da cultura e do saber popular o bem-estar, auto-estima, sociabilidade, saúde física e emocional entre crianças e jovens. Estimular práticas culturais afro-alagoanas entre crianças e jovens em situação de vulnerabilidade e risco social. Por isso destina-se a pesquisadores, artistas, técnicos e produtores de arte e cultura, envolvidos no fazer cultural em Alagoas. Vagas: 150, com direito a certificado quem obtiver mais de 50% de presença no Seminário. Informações: multiplosolharesalagoas@gmail.com | http://multiplosolharesalagoas.blogspot.com/
  • Editais UFAL

E os alunos que estiverem interessados em mostrar os talentos na escrita e na fotografia, a pró-reitoria estudantil da Ufal está com inscrições abertas para dois editais que priorizam temas relacionados aos direitos humanos. O primeiro concurso de artigos Proest/Ufal é uma promoção do Programa Permanente em Defesa da Vida. O objetivo do programa é incentivar os estudantes de graduação a se expressarem sobre o tema da corrupção no processo eleitoral e ainda apresentarem soluções de problemas que valorizem a vida em sociedade. Já o primeiro concurso de fotografias (1ºConfotufal) tem o objetivo de expressar através de imagens fotográficas ações humanas sobre práticas que construam a cultura de paz, a valorização dos direitos humanos, sociais, políticos e culturais e ações de solidariedade. A intenção é fazer com que os estudantes possam refletir e trabalhar de forma crítica a imagem fotográfica como instrumento educacional e ainda propor e construir ações políticas e sociais sobre os valores humanos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Pró-reitoria Estudantil (Proest), de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 20h, até o dia 15 de setembro. Os trabalhos selecionados serão divulgados no dia 30 de setembro, durante o 8º Ato em Defesa da Vida. Os candidatos inscritos podem saber do resultado da seleção através do portal da Ufal ou na secretaria da Proest. Os autores das três fotografias vencedoras vão receber uma bolsa no valor de R$ 300,00 durante três meses. O recurso vai servir para expor as imagens em em exposições itinerantes. Os trabalhos premiados serão exibidos no portal da Ufal.

  • Prêmio de Fotografia Lagoas e Vales Alagoanos

O Prêmio de Fotografia Lagoas e Vales Alagoanos tem como tema os cursos d’água e seu entorno humano e material. O prêmio é destinado a fotógrafos amadores de qualquer idade não sendo, porém, vetada a participação de profissionais. Tem como objetivo promover a valorização do patrimônio cultural e natural tanto das lagoas quantos dos vales alagoanos através de uma publicação sobre o tema. Os 23 vales que cobrem o território de Alagoas estão organizados em dois grupos: vales da vertente sanfranciscana e vales da vertente atlântica, conforme pode ser observado no mapa dos vales disponível no hotsite do concurso, no site da SEPLAN (www.planejamento.al.gov.br). Os interessados podem inscrever no máximo 03 (três) fotografias. Serão aceitas inscrições por procuração e via postal, desde que a data da postagem obedeça o prazo do concurso. Não serão aceitas inscrições por e-mail. O julgamento obedecerá a critérios como consonância com o tema, qualidade artística/informativa da imagem e originalidade. Para cada imagem selecionada, o autor receberá a quantia de R$ 200 (duzentos reais), além de 05 exemplares do livro Lagoas e Vales Alagoanos, a ser publicado pela SEPLAN/CEPAL.


  • Revista Horizontes: Artigos e ensaios

Já o edital para artigos e ensaios tem como objetivo o lançamento da revista científica Horizontes, voltada à reflexão sobre temas relacionados à história, a aspectos sociais e à economia de Alagoas, abrangendo as áreas de Ciências Humanas, Aplicadas, Saúde e Exatas. Receberão maior atenção por parte da comissão julgadora os textos que tratarem especificamente de Alagoas ou cuja temática seja estudos e experiências sobre a economia, especialmente com arranjos produtivos locais, semi-árido, Rio São Francisco; vales alagoanos; personagens e fatos históricos e planejamento e gestão pública. Os textos selecionados irão compor o primeiro número da revista. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na CEPAL, situada na Av. Fernandes Lima, s/n, Gruta de Lourdes, no horário das 10h às 16h. Inscrições abertas: 26 de julho a 26 de agosto. Local: CEPAL, situada na Av. Fernandes Lima, s/n, Gruta de Lourdes. Horário: 10h às 16h. Inscrições gratuitas Mais informações: 3315-8303 e no site www.planejamento.al.gov.br

  • I Ciclo Nacional de Conversas Negras

O I Ciclo Nacional de Conversas Negras: “Agosto Negro ou o que a História Oficial Ainda Não Conta” que acontece no período de 24 a 26 de agosto, é movimento concentrado de esforços individuais e coletivos para o enfrentamento do racismo estrutural e suas conseqüências sociais e traz como principio o estabelecimento de canais de comunicação entre a população e as instituições locais, incentivando o sentimento de pertencimento étnico e social. Para solicitar sua inscrição envie um e-mail , com os seguintes dados: nome, instituição, endereço, e-mail e telefone para:raizesdeafricas@gmail.com, promomaceio@paulinas.com.br
Mais informações: 8815-5794/8898-0689/8882-2033

  • Curso de extensão: Iniciação à Dança

A Escola Técnica de Artes estará com as inscrições abertas de 2 a 13 de agosto no período da tarde (das 14h às 18h) para o Curso de extensão-iniciação à Dança. As aulas do curso começarão no dia 16 de agosto. O curso será realizado durante todo o segundo semestre de 2010, no período da tarde, nas segundas, terças e quartas. Para se inscrever, o aluno terá que apresentar os seguintes documentos: 2 fotos 3×4, carteira de identidade, CPF e declaração de escolaridade a partir da sétima série. Também deverá preencher uma ficha de inscrição fornecida pela secretaria dos Cursos de Artes, no Espaço Cultural da Ufal, localizado na Praça Sinimbú. O curso oferece 35 vagas. Mais informações pelo telefone (82) 3326-7337 ou na secretaria dos Cursos de Artes da Universidade.

  • Academia da Ufal

A Academia da Universidade estará com matrículas abertas para a comunidade acadêmica (alunos e servidores) de 2 a 13 de agosto, no Laboratório de Composição Corporal (Labcomp), localizado no bloco de Educação Física. O horário das matrículas será das 8h às 18h e é necessário que o interessado leve o comprovante de matrícula ou qualquer declaração de vínculo com a Universidade; para iniciar a atividades, todos deverão ser avaliados clínica e funcionalmente. Mais informações através do e-mail academiaufal@gmail.com ou do telefone 8854-0694.

  • Curso de Gestão de Projetos

Começam nesta segunda-feira, 2 de agosto, as inscrições para o Curso de Capacitação de Gestão de Projetos, Convênios e Contratos. Os interessados, servidores públicos da Universidade Federal de Alagoas, devem fazer suas inscrições até o dia 20 de agosto. O curso ocorre todas as segundas e quartas-feiras das 13h às 18h. Começa no dia 1º de setembro e vai até março de 2011, com carga horária de 180h. Para mais informações entrar em contato pelos telefones 3212-1059/1034/1046 ou através do e-mail progep@reitoria.ufal.br.

  • Concurso de documentário MTB: inscrição prorrogada
O Museu Théo Brandão prorrogou o prazo de inscrição para a mostra de curtas e vídeos sobre cultura popular. Agora, os interessados podem se inscrever até o dia 17 de setembro. O resultado do concurso será divulgado logo em seguida, no dia 22, quando haverá também a exibição dos melhores trabalhos. Mais informações: 3221-2977.

Segunda-feira  .  09 de agosto


  • Cine Sesc 12h30
Mostra de curtas: Filme: Roger (2004, ARG, 6 min 06). Direção: Federico Lamas. Filme: O Fim do Homem Cordial (2004, BRA, 2min 36). Direção: Daniel Lisboa. Filme: Um Cercle Autour Du Soleil (2005, Líbano, 15 min 23)
Direção: Ali Cherri. Filme: Plano-(com)sequência (2005, BRA, 6 min 23)
Direção: Rodrigo Minelli. Filme: Conjunto Residencial (2005, BRA, 4 min 54)
Direção: Adams Teixeira de Carvalho e Olívia Brenga Marques. Filme: Paralisis (2005, Peru/ México, 2min 34). Direção: Gabriel Acevedo Velarde
Filme: Várzea (2006, BRA, 9 min 26). Direção: Estúdio Bijari e Ricardo Iazzetta. Horário: 12h30. Local: Sesc Centro (Rua Barão de Alagoas, 229, Centro) e Sesc Poço (Rua Pedro Paulino, 40, Poço). Classificação: 12 anos
Mais informações: 0800 284 2440 e 3326-3133. Entrada franca

Terça-feira  .  10 de Agosto

  • Festival de Inverno Palato

A banda Power Jazz se apresenta na quarta edição do Festival de Inverno do Palato, que começa no dia 13 de julho e só termina em 16 de agosto. As noites de jazz prosseguem nos dias 20 e 27 de julho e em 03 e 10 de agosto, sempre às 20h, no Palato Café. Av. Deputado José Lages, 700, Ponta Verde. Mais informações: 2121-7575.


Quarta-feira  .  11 de Agosto – Dia do Advogado

  • Semana do Munguzá Cultural (Mês do Folclore)
O folclore alagoano será o tema debatido entre os professores Clébio Araújo, da área de história, e Wagner Chaves, de antropologia, no dia 11/08, às 19 h, na mesa redonda mediada pelo professor Radjalma Cavalcante. Nesse mesmo dia, às 18:30 h, também haverá a abertura da exposição Entre cores e formas, com as pinturas de Vicente Ferreira e as esculturas de Geraldo Dantas, artistas ganhadores do Prêmio Gustavo Leite de 2010. Museu Theo Brandão. Aberto ao público.
  • Quarta no Arena

04 e 11 de Agosto – “OS FUZIS” – CIA PILOTO DE TEATRO. O texto é uma adaptação de “Os Fuzis da Senhora Carrar”, de Bertold Brecht e tem a direção do Glauber Teixeira. Espanha, 1936, Guerra Civil Espanhola, ditadura de Franco. É nesse ambiente que se passa a história de Tereza Carrar, uma mulher que depois de perder o marido em combate, teme que seus filhos tomem o mesmo caminho. Teatro de Arena. Pç. Mal. Deodoro, s/n, Centro. Abertura: no dia 21 de julho, às 19h30. Ingressos: R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia-entrada). Mais informações: 3315-5665.

Quinta-feira  . 12 de Agosto

  • XII Copa Sesc Norte/Nordeste
Realização: 12 a 15 de agosto. Diversos locais. Mais informações: 0800 284 2440
  • Cine Sesc 19h

Mostra Leon Hirszman. Filme: Pedreira de São Diogo (1962, ficção, 18 min). São Bernardo (1972, ficção, 111 min). Horário: 19h. Local: Sesc Centro (Rua Barão de Alagoas, 229, Centro). Mais informações: 0800 284 2440 e 3326-3133. Entrada franca

Sexta-feira  .  13 de Agosto

  • Sessão Caldinho


    Mostra da Cultura popular. Durante o mês de Agosto o Barracão Cine Clube comemora o Mês do Folclore com filmes sobre o cotidiano e a cultura popular nordestina. Nesta sexta, 13 de agosto às 19h. Coletânea Celso Brandão Filmes: Celso Brandão – 20′; Ponto das Ervas – 11′; Chão de Casa – 16′; O dote de Zé do Chalé – 10′; Desvirando bicho – 14′; A singeleza da singeleza – 4′; Lambe-sola – 18′. No Bar do Carlinhos (próximo a Casa da Arte) em Garça Torta. www.cinebarracao.wordpress.com.

  • Lançamento do livro Real Gozo
Sexta-feira (13/08/10) – O Grupo Psicanalítico de Alagoas (GPAL) convida para a conferência de lançamento do livro Real Gozo. Sob organização de Dulce Luna e Eliene Rodrigues, o livro reúne textos de psicanalistas pernambucanos com o objetivo de estudar o enfoque lacaniano da função do analista, articulando as discussões teóricas com a prática clínica. O evento acontecerá no Museu Théo Brandão às 19h30min. Mais informações: gpal@terra.com.br / 3221.1404. Entrada gratuita.
  • Happy Hour SESC

    The Originals e Banda Mac Quinteto. Local: Sesc Poço (Rua Pedro Paulino, 40, Poço). Horário: 19h30. Ingressos: arquibancada – R$ 8 a R$ 20; individual para mesa – R$ 12,50 a R$ 25. Mais informações: 0800 284 2440 e 2123-2440

  • Prévia da Festa da Cuca
  • O quê? “Prévia da Festa da Cuca”, com as Bandas: Além de Nós, Oficina 137, Tomate Maravilha + DJs Barão e Tuco Rodrigues. Onde? The Jungle – Cruz das Almas – Maceió | AL. (Antigo Paintball / Próximo ao Matsubara Hotel). Quando? Dia 13 de Agosto de 2010, Sexta, às 21h. Quanto? R$ 10,00 (Com fantasia) e R$ 15,00 (Sem Fantasia). Informações: (82) 8812-6665. Realização: Donamaria Produções


__________________________________________________________________

Fontes: SESC, Gazeta de Alagoas, UFAL, Coisas de Maceió, Alagoas 24horas, Tudonahora e assessorias de comunicação.

Caso não queira receber o boletim entremeios, por favor nos responda informando.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: